10 TESES SOBRE O EXTRACTO DE SEMENTE DE TORANJA
 1) O stress oxidativo e a inflamação desempenham um papel importante no desenvolvimento da obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares [1, 2].
 2) Os FT (ft= flavonóides de toranja) atuam como eliminadores radicais livres, supressores de oxigénio e dadores de hidrogénio e podem aumentar a atividade das enzimas antioxidantes e previnem a formação de ERO (Espécies Reativas de Oxigénio) e os danos celulares por elas induzidos [1, 3, 4, 12].
 3) Estudos in vitro e in vivo mostram que os FT utilizam várias vias de sinalização para controlar a infl amação, tais como a via de sinalização NF-KB, e reduzem a infl amação [1, 5- 8].
4) Os FT podem melhorar a dislipidemia e o perfi l HDL/LDL, reduzindo os níveis totais de colesterol e triglicéridos [9-17].
5) Os FT apresentam efeitos positivos na tolerância à glicose, secreção e resistência à insulina e podem reduzir a produção de glicose no fígado, bem como a absorção intestinal de glicose e melhorar a absorção periférica de glicose. Isto pode reduzir o risco de diabetes tipo II [9, 10. 12, 18, 19].
 6) A produção excessiva de AGE (Produto Final da Glicação Avançada) e de ERO induzida pela hiperglicemia é um mecanismo importante para danos cardiomiócitos [2, 20, 21]. Os FT podem reduzir os danos miocárdicos através do seu potencial antihiperglicémico, anti-hiperlipidémico e antioxidante [9, 22-26].
7) Os FT protegem as células endoteliais arteriais e as lipoproteínas do stress oxidativo e da peroxidação lipídica [27]. Desta forma, podem impedir o desenvolvimento de células de espuma e placas fi bromusculares e prevenir disfunções endoteliais e aterosclerose [24, 29].
8) Ao aumentar a biodisponibilidade do óxido nítrico, os FT atuam como vasorelaxantes e podem baixar a pressão arterial [10, 23, 28].
 9) Os FT modulam várias vias de sinalização envolvidas no desenvolvimento da obesidade e diferenciação e proliferação de adipócitos [8], e podem portanto retardar a acumulação e expansão de adipócitos e reduzir o peso corporal [9, 10, 12].
10) A capacidade dos FT de reduzir o stress oxidativo, hiperglicemia e infl amação, assim como de melhorar a função endotelial, a pressão arterial e o metabolismo lipídico, apoia a terapia na diabetes melito, arteriosclerose, obesidade, perturbações do metabolismo lipídico e doenças cardiovasculares [1, 9, 15, 18, 22, 29].
CLICK AQUI PARA LER O PDF COMPLETO DA ZAENMAGAZIN DE 3/2020
Resumo:
 Os numerosos efeitos dos FT em diferentes „alvos terapêuticos“ na síndrome metabólica mostram que estes podem ser incorporados na gestão do tratamento como um bom componente adjuvante e preventivo. O extrato de sementes de toranja (EST) é uma fonte particularmente rica e concentrada de FT. Porém, o fator decisivo é a qualidade farmacêutica. De acordo com a Comissão de Farmacêuticos Alemães (AMK), o EST não pode ser dispensado com conservantes [30]. Um EST biológico controlado que tem sido testado na prática durante muitos anos é o Citrobiotic, que cumpre este requisito e pode, portanto, ser utilizado na síndrome metabólica.

 

 

 

CITROBIOTIC

 O CITROBIOTIC - EXTRACTO DE SEMENTE DE TORANJA DA SANITAS

 

 

 

 

Encomendas pelo telf:. 21 726 12 09 ou por email:vidarmonia.geral@vidarmonia.pt