O QUE É A ESPAGiRIA?              

 

 

Espagiria é a junção de Spao (separar) e Ageiro (reunir).


Trata-se de separar 3 Princípios, de os purificar, para enfim os reunir, a fim de lhes aumentar  poderosamente as suas virtudes.


Os 3 Princípios Espagíricos de uma planta são:


1) Óleo essencial (a alma da planta).


2) Tintura licorosa (o espírito da planta).


3) Sais minerais e oligoelementos (o corpo da planta).

 

Quintessência e Elixir Espagírico

O elixir espagírico é uma Quintessência vegetal que amadureceu até ser realmente biodisponível.
A este título, é muito superior às simples tinturas ou compostos aromáticos pois nele encontramos:


- os princípios activos e os alvos dos óleos essenciais,


- as virtudes purificadas e as subtilezas das tinturas vegetais,


- a força de coesão, de estruturação e de equilíbrio dos oligoelementos e minerais próprios da planta escolhida.

 

O todo numa boa coesão natural.

 

O Movimento no Elixir.

Um Elixir Espagírico não pode  ser comparado a uma mistura de óleo essencial, tintura e oligoelementos pois não passaria de uma simples mistura de partes que nunca poderiam formar um TODO harmonioso, uma Quintessência, ponto de partida do Movimento Energético.


Não basta misturar ingredientes para encontrar e fazer nascer a Quintessência da planta, o Arquétipo, o Primeiro Ser como lhe chamavam os antigos Espagiristas.

 

A grande força dos Elixires Espagíricos advém do seu modo de preparação que obedece a critérios alquímicos de coesão. O seu fabrico está à escala humana: só um trabalho sobre pequenas quantidades permite respeitar todos os critérios subtis que fazem a elaboração de um verdadeiro Elixir.

 

Relações psico-existenciais.

Cada um pode escolher o seu elixir  Espagírico segundo o seu método de trabalho habitual, por exemplo: reportando-se às propriedades  e indicações clássicas fitoterapêuticas, ou pelos aspectos psico-existenciais, nível que permite atingir a Arte Espagírica.

 

 

Ritmos e Escolha das plantas.

As plantas utilizadas são de origem selvagem ou de culturas biológicas  ou biodinâmicas. As operações Espagíricas (extracção, coobação, dinamização), fazem-se unicamente nos momentos apropriados, segundo os ensinamentos dos Antigos e verificados pela energética moderna.

 

 

Apresentação.

Os elixires são preparados em fórmulas complexas e simples.

 

Utilização.

Complementos alimentares puros e odorantes, estes elixires podem ser utilizados por todos, pois os benefícios que contêm dirigem-se a todas as necessidades. Consomem-se diluídos em água (de preferência mineral), 15 gotas, 2 vezes por dia antes das refeições. Para as crianças dos 3 aos 12 anos, apenas algumas gotas são suficientes.

 

Encomendas pelo telf:. 21 726 12 09 ou por email:vidarmonia.geral@vidarmonia.pt